terça-feira, 12 de março de 2013

ATP

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos

ATP

A energia luminosa proveniente da luz solar transforma-se em energia química, mas estas não são diretamente utilizadas pelas células, sendo transferida para o ATP (Adenosina Trifosfato).
Visto que as células não têm armazenadas grandes quantidades de energia, é muito importante o ciclo ATP-ADP, para a formação dos compostos orgânicos.



Ciclo ATP - ADP  - Dá-se a reação de hidrólise (ATP + água), sai um ião fosfato  liberta-se energia e o Trifosfato passa a Difosfato.
Para o difosfato passar a trifosfato junta-se um ião fosfato com libertação de água, ou seja, dá-se a fosforilação do ADP, que necessita de energia (reação endoenergética).

Cloroplasto

Organito Celular existente nas plantas e nas cianobactérias que tem a função de fazer a fotossíntese, através dos seus pigmentos importantes como a clorofila a e b. Para além da clorofila a e b têm também carotenos, xantofilas, mas em menor quantidade.
No interior das suas membranas existem os tilacóides (pequenas bolsas achatadas).

  • conjunto de tilacóides - granum (plural - grana)
  • interior do cloroplasto - estroma

Captação da energia luminosa

A luz proveniente do sol constitui o espetro eletromagnético, constítuido por cores que vão do vermelho ao violeta. Estas radiações são avaliadas pelo comprimento de onda, visto que se propagam em ondas.
Alguma radiação é filtrada pela atmosfera, na camada de ozono ( a radiação com comprimentos de onda curtos) e na água e dióxido de carbono existente também na atmosfera (radiação com comprimentos de onda largos) até chegarem à superfície.

  • Quanto maior for o comprimento de onda, menor é a energia.
  • Quanto menor for o comprimento de onda, maior é a energia.


-» A Clorofila absorve radiações de diferentes comportamentos de onda, mas não absorve os que correspondem à cor verde e como os reflete, apresentam essa cor.


Experiência de Engelmann

Theodore Engelman elaborou uma experiência em que mostra o relacionamento dos comprimentos de onda da luz com a eficácia da fotossíntese com uma alga filamentosa. Verificou-se que as bactérias se deslocaram para  zonas onde incidiam as radiações vermelho-alaranjada e azul-violeta. (As bactérias deslocaram-se à procura de oxigénio).

conclusão: As radiações eram as mais absorvidas pelas plantas de cor verde, uma vez que a maiores taxas fotossintéticas correspondem as maiores taxas de absorção de radiação.


Sem comentários:

Enviar um comentário