Obtenção de matéria pelos seres autotróficos
ATP-» A energia luminosa proveniente da luz solar transforma-se em energia química, mas estas não são diretamente utilizadas pelas células, sendo transferida para o ATP (Adenosina Trifosfato).
Visto que as células não têm armazenadas grandes quantidades de energia, é muito importante o ciclo ATP-ADP, para a formação dos compostos orgânicos.
Ciclo ATP - ADP - Dá-se a reação de hidrólise (ATP + água), sai um ião fosfato liberta-se energia e o Trifosfato passa a Difosfato.
Para o difosfato passar a trifosfato junta-se um ião fosfato com libertação de água, ou seja, dá-se a fosforilação do ADP, que necessita de energia (reação endoenergética).
Cloroplasto
Organito Celular existente nas plantas e nas cianobactérias que tem a função de fazer a fotossíntese, através dos seus pigmentos importantes como a clorofila a e b. Para além da clorofila a e b têm também carotenos, xantofilas, mas em menor quantidade.
No interior das suas membranas existem os tilacóides (pequenas bolsas achatadas).
- conjunto de tilacóides - granum (plural - grana)
- interior do cloroplasto - estroma
Captação da energia luminosa
A luz proveniente do sol constitui o espetro eletromagnético, constítuido por cores que vão do vermelho ao violeta. Estas radiações são avaliadas pelo comprimento de onda, visto que se propagam em ondas.
Alguma radiação é filtrada pela atmosfera, na camada de ozono ( a radiação com comprimentos de onda curtos) e na água e dióxido de carbono existente também na atmosfera (radiação com comprimentos de onda largos) até chegarem à superfície.
- Quanto maior for o comprimento de onda, menor é a energia.
- Quanto menor for o comprimento de onda, maior é a energia.
-» A Clorofila absorve radiações de diferentes comportamentos de onda, mas não absorve os que correspondem à cor verde e como os reflete, apresentam essa cor.
Experiência de Engelmann
Theodore Engelman elaborou uma experiência em que mostra o relacionamento dos comprimentos de onda da luz com a eficácia da fotossíntese com uma alga filamentosa. Verificou-se que as bactérias se deslocaram para zonas onde incidiam as radiações vermelho-alaranjada e azul-violeta. (As bactérias deslocaram-se à procura de oxigénio).
conclusão: As radiações eram as mais absorvidas pelas plantas de cor verde, uma vez que a maiores taxas fotossintéticas correspondem as maiores taxas de absorção de radiação.
Sem comentários:
Enviar um comentário