terça-feira, 12 de março de 2013

Obtenção de energia

Unicelularidade/pluricelularidade

Os seres heterotróficos, como o ser humano, são os mais abundantes e necessitam de outros seres para sobreviver, seja para obter alimento, vestuário, e.t.c. Necessitam de matéria orgânica para digerirem em órgãos especializados, pois não conseguem, como os seres autotróficos produzir a sua própria matéria orgânica.
Os seres heterotróficos precisam de fazer a simplificação de macromoléculas de modo a serem utilizadas pelas células. O procedimento de alimentos por estes seres inclui os processos de ingestão, digestão e absorção. Estes seres podem ser macroconsumidores (consumidores) ou microconsumidores (decompositores).

macroconsumidores - transformam a matéria inorgânica em orgânica.
microconsumidores - transformam a matéria orgânica em inorgânica (através da absorção).

Membrana Celular

Esta estrutura existe em todas as células, para garantir a obtenção de matéria para esta. Em 1972,Singer e Nicholson propuseram o Modelo do Mosaico Fluído:


Na membrana, as proteínas ficam mergulhadas nos lípidos como "icebergs no mar", podendo movimentarem-se lateralmente. A membrana fica a parecer um mosaico de proteínas num meio fluído de lípidos.

Funções: - delimita a célula;
               - garante a manutenção do meio intracelular, separando este do meio extracelular;
               - controla a entrada e saída de substâncias;


Estrutura e composição química

A membrana apresenta certa elasticidade e permeabilidade seletiva, ou seja, para algumas moléculas ela é permeável e para outras é impermeável.

a membrana é permeável à água e a substâncias lipossoluveis e impermeável a iões e a glícidos.

Lípidos

Os lípidos da membrana são essencialmente os fosfolípidos e o colesterol.












Fosfolípidos:    - possuem uma região polar, com afinidade com a água (hidrofílica);
                        - possuem uma região apolar, com afinidade com as cadeias de carbono dos lípidos;
                   
Colesterol:       - diminui a interação entre as moléculas de fosfolípidos, mantendo a fluidez da membrana.

Proteínas

São estruturas presas à bicamada de fosfolípidos e dividem-se em Intrísecas, se se encontram intimamente ligadas à bicamada, ou Extrínsecas, se se encontram fracamente ligadas à bicamada. Intervêm no transporte de substâncias.

Uma proteína Intrínseca, se atravessar toda a membrana designa-se por proteína transmembranar.


As proteínas Intrínsecas são moléculas Anfipáticas, ou seja têm uma parte hidrofílica (parte externa da camada) e outra hidrofóbica (parte interna da camada).

Glúcidos

É uma molécula especial que só existe em algumas membranas. Quando os glúcidos se ligam às proteínas formam-se as Glicoproteínas e quando se ligam aos lípidos, formam-se os Glicolípidos.



Transportes na membrana

Difusão simples: É um transporte passivo, não mediado e a favor do gradiente em que as substâncias envolvidas são gases e substâncias lipossoluveis. A energia para realizar esta difusão é a própria energia cinética das moléculas e o movimento destas ocorre do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.


Osmose: É um transporte semelhante à difusão simples em que as substância que se desloca é a água. Esta passa de zonas de menor concentração (Meio Hipotónico) para zonas de maior concentração (Meio Hipertónico).
Se a concentração do soluto for igual nos 2 meios, este chama-se isotónico.
A deslocação da água gera uma pressão osmótica e esta é muito elevada se a concentração de soluto for igualmente elevada e muito baixa se a concentração de soluto for igualmente baixa.



























Difusão facilitada: transporte mediado, passivo e a favor do gradiente em que as substâncias envolvidas são Glicose e aminoácidos. As substâncias são auxiliadas pelas Permeases (proteínas específicas) que são proteínas transportadoras da membrana. A mudança de configuração da Permease ocorre sem gasto de energia e a substância entra.

Transporte ativo: Transporte mediado contra o gradiente em que as substâncias envolvidas são iões potássio  e sódio que ocorre com gasto de energia. O transporte ocorre de zonas de menor concentração para zonas de maior concentração com dispêndio de energia. A proteína da membrana muda de configuração graças à energia e transporta a substância para o outro lado.


Transporte de Macromoléculas

Endocitose: A sua função é eliminar as bactérias através dos macrófogos, gotículas de lípidos.
Dá-se a invaginação da membrana, forma-se uma vesícula endocítica e as substâncias do meio extracelular ficam retidas.

               Fagocitose -  A célula emite pseudópodes e envolve as substâncias, formando a vesícula.
               Pinocitose - As substâncias que entram para dentro da célula são fluídas.


Exocitose: As substâncias envolvidas são as hormonas,enzimas digestivas e produtos excretados da digestão celular. O processo é exatamente contrário ao da endocitose.As vesículas exocíticas  movem-se até à membrana, dá-se fusão da membrana da vesícula com a membrana celular e o da vesícula liberta-se para o meio extracelular.

Resumindo: 



Sem comentários:

Enviar um comentário